PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

 

    Caríssimas professoras e colegas da disciplina: “Educação do Campo e Popular como Políticas Públicas”, no intuito de contribuir para as discussões que estão ocorrendo neste blog, hoje trataremos dos Programas Educacionais para o Campo, a saber: PRONERA, PRONACAMPO, Escola Ativa, PROJOVEM Campo, Escola da Terra. No bojo da discussão destes programas, também faremos uma reflexão acerca da formação para os professores que atuam no campo, para tanto, abordaremos dois artigos: o primeiro artigo é intitulado Pedagogia Histórico Crítica e Formação de Docentes para a Escola do Campo e o segundo artigo retrata as Práticas docentes de professores leigas em escolas no campo: análises das histórias de vida. Como todos estão acompanhando, toda nossa caminhada expositiva estará permeada pela linda canção: O Cio da Terra, tendo em vista, que essa música nos transporta para valores que nos remetem à unidade e à labuta cotidiana tanto na luta pela conquista preservação da terra, procurando romper com práticas do grande latifúndio ainda nas mãos de alguns poucos, como também, somos chamados para caminharmos na unidade para rompermos com o latifúndio do conhecimento. Desta forma, que acessemos novos conhecimentos, através do ato de afagar, plantar e colher, mas sobretudo, que sejamos fartos na partilha destes frutos  para que efetivamente a educação do campo se efetive e dê frutos para a construção verdadeira de uma sociedade justa e igualitária.

Grupo 10, composto por Elaine Pereira, José Francisco dos Santos Neto e Leila Soares de Sá Mota



CIO DA TERRA (música)





PROJOVEM

https://prezi.com/view/Apa3cxmMMbbkcaPzFPcv/


Poema PROJOVEM Campo



PRONERA, PRONACAMPO e ESCOLA ATIVA









SABERES DA TERRA

https://prezi.com/view/Tt9XRypB2bw8WpAz4blf/


Entrevista ( Vídeo)

https://youtu.be/Ww8xGqL8xHA


HQ Professoras Leigas

https://www.flipsnack.com/elainep8/edu-do-campo-e-popular-professoras-leigas.html


Referências:


BEZERRA NETO, Luiz.  Educação para o campo em  discussão reflexões sobre o  programa escola ativa.  http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros diversos/educacao-para-o-campo em-discussao-reflexoessobre.pdf/view 

Escola pública e  educação não-formal  caracterizando o programa  Projovem campo  http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/educacao-no-campo/escola publica-e-educacao-naoformal.pdf/view 

Experienciando a política pública– programa Projovem campo – saberes da terra no Paraná. Disponível em:  http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/publicacoes-seminarios-do gepec/seminarios-de-2013/relatosde-experiencia/r12-experienciando-a-politica-publica programa.pdf/view 

MARQUES, Tatyanne Gomes et al. Práticas docentes de professoras leigas em escolas no campo: uma análise das histórias de vida. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2016. ISSN 2237-9983. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/ca dernos/index.php/cadernos/article /view/351>. 

Pronera e Pronacampo projetos de  educação profissional do campo  em disputa. http://www.gepec.ufscar.br/public acoes/publicacoes-seminarios-do-gepec/seminario-de-2015/2- educacao-no-campo-e-politicas publicas/e2t16-pronera-epronacampo-projetos-de-educacao.pdf/view 

SANTOS, A. R.;  CARVALHO, M. S. O Pronera  como política pública  educacional do campo:  contextos e contradições.  Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, p. 275-296,  2019. Disponível em:  https://seer.ufs.br/index.php/re vtee/article/view/11466 

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke,;  SANTOS JÚNIOR; Cláudio de Lira.  Pedagogia Histórico-Crítica e  Formação de Docentes para a  Escola do Campo. Disponível em:  http://www.scielo.br/pdf/edreal/v41n2/2175-6236-edreal-41-02- 00429.pdf 




Comentários

  1. A escola como os docentes devem caminhar juntos e só tende a somar os
    empenhos para se obter resultados, assim atuando desse modo tudo supera, é nessa
    comunidade local onde se percebe-se que a gestão é participativa, além disso, há um
    trabalho em equipe, porque o ambiente relacional escolar decorre basicamente dos
    educadores que nela atuam.
    A escola certamente determina as relações internas, inclusive o acolhimento, e
    do diálogo. No entanto haja desenvolvimento e melhoria na escola “as escolas
    necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar na resolução de problemas em
    grupos, capazes de trabalhar junto com educadores e colegas ajudando-os a identificar
    suas necessidades de capacitação e adquiria as habilidades necessárias” .

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  2. Por: Edjaldo Vieira dos Santos
    Parabéns, ao grupo pela postagem acerca dos Programas Educacionais do Campo.

    Em linhas gerais, vamos entendendo que o campo brasileiro vem sofrendo um processo de mudança educacional em cada contexto histórico, e que os camponeses são sujeitos na construção de seu desenvolvimento educacional.

    O Programa Escola Ativa (PEA) foi uma política que chegou ao Brasil, nos marcos do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso.
    criado na América Latina, primeiramente na Colômbia, com o nome de Escuela Nueva, o programa que no Brasil é denominado de Programa Escola Ativa, sob a orientação do Banco Mundial/FUNDESCOLA. A metodologia desse programa tem como objetivo atender escolas multisseriadas e escolas de pequeno porte que apresentam dificuldades de acesso, localizadas na zona rural. As características dessas turmas são que concentram todas as séries/anos num único espaço, com o mesmo professor.
    O PROGRAMA FOI ORIENTADO COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO ESCOLANOVISMO, e teve como objetivo o atendimento das regiões com baixa densidade demográfica e que apresentavam pouca qualidade educacional. No Brasil, foi criado, em 1996, sendo denominado de Escola Ativa, atendendo, inicialmente, os estados do Nordeste, por meio do FUNDESCOLA, com financiamento do Banco Mundial.
    EM 2007, O PROGRAMA PASSOU A SER GERENCIADO PELA SECRETARIA DE ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD), SENDO ENCERRADAS AS NEGOCIAÇÕES COM O BANCO MUNDIAL, E O MEC O ASSUMIU COM RECURSOS PRÓPRIOS.
    Houve conflito ideológico no momento de reformulação, pois, sob a responsabilidade da SECAD, o Programa mudou de concepção teórica de Piaget para Vigotski, sendo orientado a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo – Res. n. 02/2002.
    O PROGRAMA DISPÕE DE FINANCIAMENTO PARA: KITS ESCOLA, LIVROS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO, BOLSAS, SUPERVISÃO. Os recursos humanos compreendem: formador, supervisor, multiplicador – que atuam nos macrocentros, microcentros e na formação.

    Fonte:

    SANTOS. Arlete Ramos dos. Educação do Campo/Arlete Ramos dos Santos, Geovani de Jesus Silva, Gilvan dos Santos Souza – Ilhéus, BA: Editus, 2013.

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  3. Parabéns à equipe pela síntese análise e pela intertextualidade. Que possamos resistir aos retrocessos na Educação do Campo e avançarmos para políticas públicas!

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  4. Parabéns ao grupo pela síntese de todo material de forma dinâmica .

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  5. A dicussão da equipe é muito bacana no sentido de nos apresentar de maneira dinâmica, leve e sem rodeios o que de fato são cada um dos programas... são programas que representam resultados/avanços da luta dos movimentos sociais pela Educação do Campo, e que estão sob ameça e retrocessos diante do tempo de demantelamento das conquistas dos oprimidos por direitos diversos que os fazem participar ativamente da sociedade brasileira. E é por isso que a luta continua em torno de resistir e alcançar novos dieitos.

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  6. Parabéns!!!
    A forma como vocês abordaram o assunto é fantástica.
    É isso aí.👏👏👏👏👏👏

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  7. Para que essa educação do campo se torne realidade pelo exercício da prática pedagógica a formação para os professores do campo é de fundamental importância para o processo de luta, bem como a transformação do espaço de vivência pessoal e coletiva, como também da valorização sujeito cultural e social, que como tal, recebe efeitos positivos e negativos da configuração histórica, social e econômica da sociedade. Programas Educacionais para o Campo como: PRONERA, PRONACAMPO, Escola Ativa, PROJOVEM Campo, instrumentaliza o professor para lidar com as mudanças gerais e constantes que se efetivam na escola e dão condições aos sujeitos do campo, fortalecendo esse espaço de vida que é o campo. Esses programas têm como objetivo a melhoria de infraestrutura, voltados para classes multisseriadas, à qualificação da educação básica e oferta de formação de professores, sendo assim a política de Educação do Campo destina-se à ampliação e qualificação do ensinar e aprender. Essa rede de apoio a educação do campo, contribuiu de forma significativa para alinha o direito a educação, que deve ser ofertado de forma igualitária para todos.

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  8. Parabéns a equipe! Conteúdo apresentado de forma brilhante.

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