Eu sou Wandras, e juntamente com meus colegas do grupo 6 da disciplina de educação do campo e popular, preparamos um vídeo sobre a cultura afro Brasileira.
Destacamos que a educação quilombola não se limita apenas ao processo de escolarização, pois a comunidade é repleta de cultura e saberes. Nem todo os negros cultuam os orixás por meio de religiões de matrizes africanas, mas é imprescindível o conhecimento de seus ancestrais.
Mukuiu e Mojubá
Imprescindível mesmo ampliarmos nossos conhecimentos sobre as culturas que nos constituem
ResponderExcluirCom toda certeza, nosso povo é cheio de histórias e saberes. O artigo é muito lindo.
ExcluirParabéns ao grupo por trazer uma explicação sobre os saberes e cultura de matrizes africanas. A Educação Quilombola se complementa ao território e a ancestralidade para o processo formativo, proporcionado que estudantes se reconheçam através das suas vivências dentro do ambiente escolar.
ResponderExcluirParabéns a equipe pela forma como foi apresentado o trabalho, essa maneira lúdica nos chega mais fácil para melhor apreensão do tema tratado. De maneira particular parabéns a Wandras pelas representações dos Orixás!
ResponderExcluirParabéns ao grupo pela forma artística de passar o conhecimento da cultura de matrizes africanas.
ResponderExcluirParabéns aos componentes do grupo 06 pela rica postagem. Viva a diversidade cultural do nosso povo, da nossa gente que cheira gente.
ResponderExcluirDiscente: Edjaldo Vieira dos Santos
Parabéns grupo e principalmente Wandras pelas apresentações das danças. Obrigada grupo por trazer esse aprendizado, eu, sou uma completa ignorante acerca dos grupos religiosos afros, pude aqui aprender um pouco e despertou em mim essa necessidade de busca, para ampliar meus conhecimentos e assim poder conduzir os projetos escolares neste contexto de forma coerente, contribuindo assim, para o combate ao preconceito desta e de tantas outras naturezas.
ResponderExcluirParabéns ao grupo pelo conteúdo apresentado. Eu conheço muito pouco sobre os saberes e cultura de matrizes africanas, por isso me despertou o desejo de saber mais.
ResponderExcluirBoa a abordagem que o grupo trouxe acerca das religiões de matrizes africanas por meio do vídeo. Quando a relacionamos à educação em escolas quilombolas, entendemos que esta deve partir do princípio da integralidade do sujeito e isso perpassa por suas raízes, seus sentimentos de pertença ao território, suas histórias de lutas, suas crenças. Parabéns!
ResponderExcluirShirley Lauria
Nosssa... Adorei o vídeo... Evidencia a importância do conhecimento das culturas, das identidades e, mais que isso, apresenta, mesmo que sucintamente, as raízes históricas que constitui a origem dos povos brasileiros.
ResponderExcluir