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Mostrando postagens de outubro, 2021

SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO: como andam a efetivação das políticas públicas conquistadas?

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  SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO: como andam a efetivação das políticas públicas conquistadas? Na sua trajetória de lutas e embates por meio dos movimentos sociais do campo, a Educação do Campo alcançou conquistas muito importantes no reconhecimento da cultura, da diversidade, da identidade e dos direitos inerentes aos sujeitos campesinos. O quadro abaixo, nos mostram muitas dessas conquistas legais que a pressão dos movimentos sociais conquistara. No entanto, é preciso mecanismos de avaliação e investigação para saber se tais conquistas vêm se efetivando nas práticas junto aos sujeitos do campo. Então, como andam a efetivação das políticas públicas conquistadas? Marcos normativos da educação do campo: principais conquistas LDB 9394/96 Artigos 23, 26 e 28, referindo-se a educação para a população rural. Estes se apresentam de forma específica quando se referem sobre a organização escolar por meio de “ciclos”, “séries”, “períodos semestrais” e “alternância regular”, a
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POLÍTCAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM PAUTA!           Caros professores, colegas da disciplina de “Educação do Campo e Popular como Política Pública” e amantes da Educação do Campo, no intuito de contribuir com as importantes discussões que estão sendo apresentadas neste blog, hoje traremos algumas reflexões sobre as seguintes dissertações de mestrado: Os Impactos das Políticas do Plano de Ações Articuladas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Municípios da Bahia de Ivanei de Carvalho dos Santos e A distorção idade-série nas escolas do campo: um estudo sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Nazaré de Valéria Prazeres dos Santos.           Provavelmente, você já ouviu falar “A escola virou mercadoria”, isso mesmo! Nesses últimos anos temos nos aproximado cada vez mais de afirmações como essa, uma vez que, vivemos uma realidade em que a lógica neoliberal, extremamente capitalista e excludente tem “invadido” nossas escolas com seus métodos mercadológ
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  Eu sou Wandras, e juntamente com meus colegas do grupo 6 da disciplina de educação do campo e popular, preparamos um vídeo sobre a cultura afro Brasileira.  Destacamos que a educação quilombola não se limita apenas ao processo de escolarização, pois a comunidade é repleta de cultura e saberes. Nem todo os negros cultuam os orixás por meio de religiões de matrizes africanas, mas é imprescindível o conhecimento de seus ancestrais. Mukuiu e Mojubá

SÍNTESE DO TEXTO: A Extrema Direita e as implicações para as populações Negras Quilombolas do Campo, das autoras Arlete Santos, Niltânia Oliveira e Queziane M. da Cruz (2021).

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  O artigo: “A Extrema Direita e as implicações para as populações Negras Quilombolas do Campo”, publicado no volume 6 da RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, de autoria de Santos; Oliveira e Da Cruz (2021) analisa a partir do trabalho de revisão bibliográfica e de análise documental, como o seguimento da Extrema Direita vem ganhando força no campo político na atualidade e as implicações do fortalecimento desta vertente aqui no Brasil, o que contribui para o desmanche das políticas públicas voltadas a atender as populações historicamente excluídas, como é o caso das populações quilombolas do campo no estado da Bahia, foco principal das discussões deste estudo.   A princípio, as autoras, com base em Morais e Mello (2019), evidenciam que a ascensão da Extrema Direita em diversos países do globo, não é explicado apenas pelas crises econômicas, inerentes ao modo de produção capitalista, como também, existe uma alimentação propagandista de um discurso de ódio e intolerância que os
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A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): algumas considerações Antes de começar a nossa viagem pelos conhecimentos propostos para essa  semana, responda a enquete abaixo AVANÇOS E RETROCESSOS DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITAGIBÁ-BA Grupo 5   O Plano de Ações Articuladas - PAR se constitui como uma política pública de Estado, promulgada através do Decreto nº 6.024 de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PMCTE), como parte da estratégia do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Esse programa oferece legitimidade aos demais programas do Governo Federal no Brasil, os municípios que assinarem um termo de adesão acabam sendo monitorados por um sistema nacional que descentraliza a gestão e torna o Estado como mero regulador no processo, responsabilizando o município pelos erros e acertos possíveis. Os indicadores do são definidos