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Mostrando postagens de setembro, 2021

Uma Educação que se preze, não pode ignorar o chão que pisa!

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        Era uma vez, um camponês que trabalhava num lugar distante, nos campos de um grande proprietário de terras. No passado grupos de bandidos costumam esconder-se nas montanhas por de trás das planícies. Mas o  Grande Fazendeiro tinha enviado os seus capangas  para  procurarem e capturarem os criminosos, e agora, todo o campo estava em segurança e tranquilo.  - Oh não! Mais uma arma?       De vez em quando, contudo, armas velhas utilizadas em antigos confrontos  eram encontradas nos campos. Um dia, quando estava cuidando da lavoura, o astuto camponês encontrou um saco cheio de ouro.  - Oia ! Isto é ôro?        Até agora, o lavrador só tinha visto moedas de prata na sua vida. Ficou tão espantado por encontrar todo aquele ouro, que quando começou a se dirigir para a comunidade já estava escurecendo. Sua mulher outrora, já sentia a sua falta.  - Mas o que devo fazê com esse ôro todo? Pensou o lavrador.       No seu caminho para casa, o lavrador pensou em todos os problemas que essa sú

EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA

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  Caldart   (2004, p.149) expõe que “ NO : o povo tem direito a ser educado no lugar onde vive e DO : o povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a participação dos atores sociais do campo, vinculada à sua cultura e às necessidades humanas e sociais ”. Neste sentido, é preciso lutar para que os filhos (as) dos (as) campesinos (as) trilhem os caminhos do saber e avancem na concretização dos seus sonhos, para isto a educação No/Do campo é fundamental. Destarte, a composição do militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais, Gilcivan   Santos, nos alerta para a reivindicação dos povos campesinos por uma educação no território onde vivem e que seja emancipatória,   “ Não vou sair do campo pra poder ir pra escola. Educação no campo é direito e não esmola ” Neste sentido, vamos ouvir a canção de Gilcivan Santos na voz e violão de Lyon R.   Amorim, o qual reside em Anagé, município rural, e que integra a luta pelo direito a educação no/do campo. Dando continuidade a

Olá caros colegas. O grupo 2 inicia as postagem trazendo esse vídeo de VIDA MARIA. Logo após o resumo da Tese de doutorado da nossa Professora Doutora Tatyanne Marques e para fechar, uma linda música do Arte em Movimento na Voz de Leci Brandão

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https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4&t=5s   UM PÉ NA ROÇA Discentes: Edjaldo/Maurício/Josiane/Telma/Jane/Laiana Disciplina:   CIE 105 Tópicos Especiais em Educação:  Educação do Campo e Popular Professoras   Drª Arlete Ramos e Tatyanne Marques   Discentes da Disciplina Educação do Campo e Popular, boa semana de estudos!   Antes de trilhar sobre a tese de Doutorado da professora Tatyanne Marques, UM PÉ NA ROÇA - OUTRO NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS MULHERES DA ROÇA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), vamos conhecer a disciplina de nossos estudos?.   Vamos lá!   Professoras Doutoras Ministrantes: Arlete Ramos e Tatyanne Marques   A disciplina Educação do Campo e Popular tem como ementa os estudos sobre a relação entre Educação do Campo e Popular, dando destaque à diferença de Educação Rural e destacando o contexto do território de disputa entre capital e trabalho, ou campesinato e agronegócio. Conhecer as diversa