SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO: como andam a efetivação das políticas públicas conquistadas?
SOBRE EDUCAÇÃO DO
CAMPO: como andam a efetivação das políticas públicas conquistadas?
Marcos normativos da educação do campo: principais
conquistas
Artigos 23, 26 e
28, referindo-se a educação para a população rural. Estes se apresentam de
forma específica quando se referem sobre
a organização escolar por meio de “ciclos”, “séries”, “períodos semestrais” e
“alternância regular”, além de outras formas previstas; adequação do
calendário letivo às peculiaridades locais, as condições climáticas e as
fases agrícolas de cada região; o respeito a natureza do trabalho; um
currículo diferenciado que respeite a cultura e etnias que formaram o povo
brasileiro, especialmente, as de matrizes indígenas, africanas, povos mais
violentados, além dos imigrantes europeus; metodologias apropriada as reais
necessidades e interesses dos alunos da zona rural (LDBEN, 1996). |
|
Diretrizes Operacionais Nacionais para
as Escolas do Campo, que se constitui de referências para a política de
educação do campo como um conjunto de princípios e de procedimentos que visam
adequar o projeto institucional nas Escolas do Campo. |
|
Estabelece
diretrizes complementares para o desenvolvimento de políticas púbicas de atendimento para a Educação do Campo. |
|
Trata do
atendimento da Merenda Escolar e do financiamento para a Educação do Campo. |
|
Marco de consolidação e dispõe sobre
Política de Educação do Campo, e a Política Nacional de Educação na Reforma
Agrária – PRONERA, destacando os princípios da Educação do Campo. |
|
Institui o Programa Nacional de Educação
do Campo - PRONACAMPO o qual reconhece as matrículas de alunos da educação
básica oferecidas em instituições credenciadas na Pedagogia da Alternância. |
|
Plano Nacional de Educação que visa metas
educacionais para o período de dez anos (2014 – 2024), contempla a Educação
do Campo em várias Metas: 2, 3, 4, 7, 10, 11. |
|
Dispõe sobre o fechamento das escolas do
campo, estabelecendo que para qualquer fechamento de escolas no campo, se faz
necessário um amplo debate com a comunidade local, o Ministério Público e o
Conselho Municipal de Educação. |
|
Destaca-se que tais marcos legais, que representam avanços e reconhecimentos para a educação do campo, foram frutos de muitas lutas e pressões dos movimentos sociais do campo, e por si só não representam mudanças. É preciso a instituição de políticas públicas que efetivem na prática das comunidades campesinas tais reconhecimentos. E nas 2 pesquisas estudadas vemos que tais legislações vêm sendo cumpridas parcialmente ou descumpridas em nome dos objetivos neoliberais. |
O
que as pesquisas nos revelam: Abaixo, 2
pesquisas no Estado da Bahia, nos trazem dados sobre a efetivação de tais
políticas.
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA, NO PERÍODO DE 2010 A 2017 |
|
AUTORA |
LUCIENE ROCHA SILVA |
ANO |
2017 |
OBJETIVO |
·
Analisar
se a política municipal de Educação
do Campo em Vitória da Conquista – BA estava em conformidade com as Diretrizes Operacionais para
Educação Básica que orientam as escolas do campo no Brasil. |
PRINCIPAIS
DISCUSSÕES/RESULTADOS DA PESQUISA |
·
A partir das
entrevistas realizadas com agentes da educação no município e observação em
campo feito pela pesquisadora, percebe-se que há um entendimento que essa
modalidade necessita de um olhar mais focado, uma vez que as ações são comum
na rede sem obedecer às especificidades do campo. · Os projetos
pedagógicos requerem reformulações para atender demandas específicas, os
planejamentos de maneira geral não são pensados para o campo, os professores
trazem assuntos para o contexto e realidade dos estudantes, mas ainda de
forma tímida. ·
O calendário é
de rede, não respeitando assim as particularidades do campo. Um fator que
chama a atenção é a justificava do ensino no campo ser desafiador por conta
das classes multisseriadas, sabemos que para o docente essa realidade não é
fácil, no entanto, fica evidente a necessidade de formação continuada para os
profissionais da educação que atuam no campo, que há possibilidades do
trabalho acontecer de forma menos desafiadora e eficaz, através de projetos e
sequências didáticas. · A nucleação no
campo, traz um problema, fechamento de escolas, assim sendo os estudantes são
transportados para outras regiões ou para a cidade, perdendo assim seu
sentimento de identidade. · Uma ação de
extrema relevância desenvolvida pela pesquisadora juntamente com
colaboradores foi o Fórum Municipal de Educação do Campo – FOMEC, por pautar
sobre a realidade da educação do campo e discutir soluções para a melhoria da
mesma. Através dessa ação, foi elaborada uma Resolução para a Educação do Campo como produto do
mestrado profissional, para o município
investigado, visando a propiciar uma nova forma de pensar educação camponesa
na rede municipal de ensino que atenda aos preceitos legais, bem como aos interesses dos camponeses, esse
documento é o marco do trabalho. |
FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO EM MUNICÍPIOS DA BAHIA: ESTUDO DE CASO DOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO, DO MÉDIO SUDOESTE E DO MÉDIO RIO DE CONTAS. |
|
AUTORA |
SANDRA MARA DO CARMO SILVA |
ANO |
2021 |
OBJETIVO |
·
Analisar as causas e as
consequências do fechamento de escolas do campo nos Territórios de Identidade
da área de abrangência da UESB. Como objetivo específico delineou-se: a)
Pesquisar no site oficial, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de escolas do campo nos
Territórios de Identidade da área de abrangência da UESB, no marco temporal
entre 2007 a 2019 |
PRINCIPAIS DISCUSSÕES |
·
Um pouco de história... Educação
jesuítica – império de 1822 a 1889 – republica de 1889 a 1930 – ditadura,
décadas de 60, 70 e 80. Constituição de 1988 garante a educação como direito
de todos e dever do Estado, leva em consideração as diferenças culturais e
regionais e permite que os estados tenham a autonomia para adequar seus
currículos e os calendários, atendendo às necessidades de cada região.
Contudo, a Carta Magna de 1988, ao se referir aos princípios da educação
básica, no artigo 206, não menciona Educação campo/rural, no entanto, com a
promulgação da Lei 9.394/1996, no art. 28, houve um pequeno avanço, ao
referir a educação rural. ·
Fechamento de escolas do campo no
brasil... a implantação da nucleação escolar está
levando à intensificação de fechamento de escolas, como também à
implementação da política de transporte, a qual vem promovendo o deslocamento
de estudantes para o campo/cidade. Sendo que essa decisão envolve os aspectos
econômicos em detrimento dos sociais. E isso vem ocorrendo como regra em
todas as regiões do Brasil conforme análise do Estado da Arte de pesquisas
sobre a temática. |
RESULTADOS DA PESQUISA |
·
Fechamento de escolas do campo no
território do sudoeste baiano. Ao buscar compreender de forma
global a causa para o fechamento de tantas escolas no campo nos município de
Tremedal, Iguaí e Jequié (cada um representando um dos 3 Territórios de
Identidade pesquisados pela aurora), foi possível perceber que o evento engloba
um conjunto de fatores, entre eles: a nucleação de escolas, a
municipalização, a expansão da monocultura, as dificuldades encontradas pelos
pequenos agricultores, ausência de políticas públicas para o campo, como
também o avanço do agronegócio. Essas são as variáveis mais comuns e
prejudiciais que têm provocado o fechamento de escolas e o esvaziamento do
campo nos municípios pesquisados e em todo país. ·
Contudo, o fechamento de escolas
no campo tem provocado grandes prejuízos às crianças e aos adolescentes, que
ao serem transferidos de forma compulsória para outra localidade, seja
intracampo ou para cidade, distanciam-se de seu universo cultural, o qual
provoca no estudante um sentimento de não pertencimento ao novo espaço,
suprimindo assim, a identidade construída em sua comunidade. Além disso, tem
sido uma prática arbitrária, sem diálogo com a comunidade, baseando-se na
pouca quantidade de alunos (o que nem sempre é uma realidade) e na redução de
gastos, ferindo deste modo as conquistas legais da educação do campo tal como
é a lei 12.960/2014, que faz constar a exigência de manifestação de órgão
normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo,
indígenas e quilombolas. |
Sobre
o vídeo do Fórum Nacional de Educação e sua relação com o Fórum Municipal.
O
vídeo fala dos 10 anos do FONEC - Fórum Nacional de Educação do Campo.
Este caracteriza-se como elemento articulador dos sujeitos sociais coletivos
que o compõem, pautados pelo princípio da autonomia em relação ao Estado
configurado em qualquer uma que seja de suas partes. Dele participam como
membros efetivos do Fórum: institutos de educação e universidades
públicas, movimentos sociais e sindicais populares do campo e entidades
que atuam na Educação do Campo. Seu objetivo é a articulação pela garantia
do direito à educação das populações do campo, em todos os níveis e
modalidades; o exercício da análise crítica constante, severa e
independente acerca de políticas públicas de Educação do Campo; bem como a
correspondente ação política com vistas à implantação, à consolidação e à
elaboração de proposições de políticas públicas de Educação do Campo
(página do FOMEC).
Aqui
o trazemos para ratificar a importância social e para a Educação do Campo, da
criação do Fórum Municipal de Educação do Campo de Vitória da Conquista por
iniciativa de Luciene, como produto, proposta de intervenção social, do seu
curso de mestrado profissional. Este, se constituiu “como mais um mecanismo de
luta dos movimentos sociais que o integram, para assegurar a aplicabilidade das
reivindicações dos lutadores e lutadoras do campo presentes na legislação
educacional ainda não posto em prática pelos gestores públicos. O Fórum [...]
se constitui como instrumento de mobilização social para fiscalizar, monitorar,
inferir e refletir sobre a Educação do Campo. Este foi o propósito e a
finalidade da sua criação” (Silva, 2017, p.128).
Este Trabalho é parte integrante da avalição da disciplina Educação do Campo e Popular como Política Pública do PPGed-UESB.
Componentes:
Enoque Alves de Matos
Izani Daniela Reis Gomes Rodrigues
Patrícia Silva Vieira
Roselane Queiroz da Mota
Tudo muito bem contextualizado. Estou aprendendo muito com cada intervenção elencada a cada semana.
ResponderExcluirAs informações só reforçou toda aprendizagem que discutimos na aula ,obrigada por compartilhar tanto conhecimento. a equipe está de parabéns
ResponderExcluirExcelente material produzido pelo grupo, parabéns!
ResponderExcluirA questão do fechamento das escolas é algo preocupante que precisa urgentemente ser revisto.
Parabéns a equipe pelo dialogo no blog, o quadro Marcos normativos da educação do campo: principais conquistas, o vídeo do FONEC e fechamento de escolas, as principais ideias do texto de Sandra Mara Do Carmo Silva e quadro interativo, trouxeram clareza sobre o assunto em questão e reforçou que um dos setores que mais sofrem com essa falta de investimento, é a Educação do Campo, que vem sendo desprivilegiada com a falta de amparo de políticas públicas. Essa modalidade era predominantemente vista com uma educação atrasada, sem meios tecnológicos para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem e subordinada à educação urbana. Salienta ainda que o fechamento das escolas do campo é um exemplo expressivo da negação de direitos, pois rompe com os vínculos estabelecidos entre a comunidade e a escola. Para o município/estado é melhor desativar uma escola do campo e convencer os pais dos alunos a matricular seus filhos na cidade do que investir em políticas que favorecem a comunidade do campo com uma escola e educação de qualidade para os filhos dos sujeitos do campo. No entanto os movimentos sociais buscam através das suas lutas uma educação plena que respeite e valorize a cultura da população na qual a escola está inserida. A intenção dos movimentos é lutar por um processo educativo que possam perpetuar a educação para as gerações futuras.
ResponderExcluirMaterial enriquecedor sobre as legislações da Educação do Campo. Parabenizo o grupo pelas informações trazidas que fortalecem a luta pela Educação do Campo e o reconhecimento dos povos campesinos como sujeitos de direitos. Sobre os Fóruns da Educação do Campo, estes são importantes instrumentos de discussões que trazem desafios e perspectivas para a conquista de novos direitos e a manutenção de direitos já existentes. São espaços imprescindíveis para a afirmação da Educação do Campo como direito de todos e dever do Estado.
ResponderExcluir