PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Caríssimas professoras
e colegas da disciplina: “Educação do Campo e Popular como Políticas Públicas”,
no intuito de contribuir para as discussões que estão ocorrendo neste blog,
hoje trataremos dos Programas Educacionais para o Campo, a saber: PRONERA,
PRONACAMPO, Escola Ativa, PROJOVEM Campo, Escola da Terra. No bojo da discussão
destes programas, também faremos uma reflexão acerca da formação para os
professores que atuam no campo, para tanto, abordaremos dois artigos: o
primeiro artigo é intitulado Pedagogia Histórico Crítica e Formação de Docentes
para a Escola do Campo e o segundo artigo retrata as Práticas docentes de
professores leigas em escolas no campo: análises das histórias de vida. Como
todos estão acompanhando, toda nossa caminhada expositiva estará permeada pela
linda canção: O Cio da Terra, tendo em vista, que essa música nos transporta
para valores que nos remetem à unidade e à labuta cotidiana tanto na luta pela
conquista preservação da terra, procurando romper com práticas do grande
latifúndio ainda nas mãos de alguns poucos, como também, somos chamados para
caminharmos na unidade para rompermos com o latifúndio do conhecimento. Desta
forma, que acessemos novos conhecimentos, através do ato de afagar, plantar e
colher, mas sobretudo, que sejamos fartos na partilha destes frutos para que efetivamente a educação do campo se
efetive e dê frutos para a construção verdadeira de uma sociedade justa e
igualitária.
Grupo 10, composto por Elaine Pereira, José Francisco dos Santos Neto e Leila Soares de Sá Mota
CIO DA TERRA (música)
PROJOVEM
https://prezi.com/view/Apa3cxmMMbbkcaPzFPcv/
Poema PROJOVEM Campo
PRONERA, PRONACAMPO e ESCOLA ATIVA
SABERES DA TERRA
https://prezi.com/view/Tt9XRypB2bw8WpAz4blf/
Entrevista ( Vídeo)
HQ Professoras Leigas
https://www.flipsnack.com/elainep8/edu-do-campo-e-popular-professoras-leigas.html
Referências:
BEZERRA NETO, Luiz. Educação
para o campo em discussão reflexões sobre o programa escola ativa.
http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros
diversos/educacao-para-o-campo em-discussao-reflexoessobre.pdf/view
Escola pública e
educação não-formal caracterizando o programa Projovem campo http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/educacao-no-campo/escola
publica-e-educacao-naoformal.pdf/view
Experienciando a política
pública– programa Projovem campo – saberes da terra no Paraná. Disponível
em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/publicacoes-seminarios-do
gepec/seminarios-de-2013/relatosde-experiencia/r12-experienciando-a-politica-publica
programa.pdf/view
MARQUES, Tatyanne Gomes et al.
Práticas docentes de professoras leigas em escolas no campo: uma análise das histórias
de vida. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2016. ISSN
2237-9983. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/ca dernos/index.php/cadernos/article
/view/351>.
Pronera e Pronacampo projetos
de educação profissional do campo em disputa. http://www.gepec.ufscar.br/public
acoes/publicacoes-seminarios-do-gepec/seminario-de-2015/2- educacao-no-campo-e-politicas
publicas/e2t16-pronera-epronacampo-projetos-de-educacao.pdf/view
SANTOS, A. R.; CARVALHO,
M. S. O Pronera como política pública educacional do campo: contextos
e contradições. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, p.
275-296, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/re vtee/article/view/11466
TAFFAREL, Celi Nelza
Zulke,; SANTOS JÚNIOR; Cláudio de Lira. Pedagogia Histórico-Crítica
e Formação de Docentes para a Escola do Campo. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/edreal/v41n2/2175-6236-edreal-41-02- 00429.pdf
A escola como os docentes devem caminhar juntos e só tende a somar os
ResponderExcluirempenhos para se obter resultados, assim atuando desse modo tudo supera, é nessa
comunidade local onde se percebe-se que a gestão é participativa, além disso, há um
trabalho em equipe, porque o ambiente relacional escolar decorre basicamente dos
educadores que nela atuam.
A escola certamente determina as relações internas, inclusive o acolhimento, e
do diálogo. No entanto haja desenvolvimento e melhoria na escola “as escolas
necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar na resolução de problemas em
grupos, capazes de trabalhar junto com educadores e colegas ajudando-os a identificar
suas necessidades de capacitação e adquiria as habilidades necessárias” .
Por: Edjaldo Vieira dos Santos
ResponderExcluirParabéns, ao grupo pela postagem acerca dos Programas Educacionais do Campo.
Em linhas gerais, vamos entendendo que o campo brasileiro vem sofrendo um processo de mudança educacional em cada contexto histórico, e que os camponeses são sujeitos na construção de seu desenvolvimento educacional.
O Programa Escola Ativa (PEA) foi uma política que chegou ao Brasil, nos marcos do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso.
criado na América Latina, primeiramente na Colômbia, com o nome de Escuela Nueva, o programa que no Brasil é denominado de Programa Escola Ativa, sob a orientação do Banco Mundial/FUNDESCOLA. A metodologia desse programa tem como objetivo atender escolas multisseriadas e escolas de pequeno porte que apresentam dificuldades de acesso, localizadas na zona rural. As características dessas turmas são que concentram todas as séries/anos num único espaço, com o mesmo professor.
O PROGRAMA FOI ORIENTADO COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO ESCOLANOVISMO, e teve como objetivo o atendimento das regiões com baixa densidade demográfica e que apresentavam pouca qualidade educacional. No Brasil, foi criado, em 1996, sendo denominado de Escola Ativa, atendendo, inicialmente, os estados do Nordeste, por meio do FUNDESCOLA, com financiamento do Banco Mundial.
EM 2007, O PROGRAMA PASSOU A SER GERENCIADO PELA SECRETARIA DE ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD), SENDO ENCERRADAS AS NEGOCIAÇÕES COM O BANCO MUNDIAL, E O MEC O ASSUMIU COM RECURSOS PRÓPRIOS.
Houve conflito ideológico no momento de reformulação, pois, sob a responsabilidade da SECAD, o Programa mudou de concepção teórica de Piaget para Vigotski, sendo orientado a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo – Res. n. 02/2002.
O PROGRAMA DISPÕE DE FINANCIAMENTO PARA: KITS ESCOLA, LIVROS DIDÁTICOS, FORMAÇÃO, BOLSAS, SUPERVISÃO. Os recursos humanos compreendem: formador, supervisor, multiplicador – que atuam nos macrocentros, microcentros e na formação.
Fonte:
SANTOS. Arlete Ramos dos. Educação do Campo/Arlete Ramos dos Santos, Geovani de Jesus Silva, Gilvan dos Santos Souza – Ilhéus, BA: Editus, 2013.
Parabéns à equipe pela síntese análise e pela intertextualidade. Que possamos resistir aos retrocessos na Educação do Campo e avançarmos para políticas públicas!
ResponderExcluirParabéns ao grupo pela síntese de todo material de forma dinâmica .
ResponderExcluirA dicussão da equipe é muito bacana no sentido de nos apresentar de maneira dinâmica, leve e sem rodeios o que de fato são cada um dos programas... são programas que representam resultados/avanços da luta dos movimentos sociais pela Educação do Campo, e que estão sob ameça e retrocessos diante do tempo de demantelamento das conquistas dos oprimidos por direitos diversos que os fazem participar ativamente da sociedade brasileira. E é por isso que a luta continua em torno de resistir e alcançar novos dieitos.
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirA forma como vocês abordaram o assunto é fantástica.
É isso aí.👏👏👏👏👏👏
Para que essa educação do campo se torne realidade pelo exercício da prática pedagógica a formação para os professores do campo é de fundamental importância para o processo de luta, bem como a transformação do espaço de vivência pessoal e coletiva, como também da valorização sujeito cultural e social, que como tal, recebe efeitos positivos e negativos da configuração histórica, social e econômica da sociedade. Programas Educacionais para o Campo como: PRONERA, PRONACAMPO, Escola Ativa, PROJOVEM Campo, instrumentaliza o professor para lidar com as mudanças gerais e constantes que se efetivam na escola e dão condições aos sujeitos do campo, fortalecendo esse espaço de vida que é o campo. Esses programas têm como objetivo a melhoria de infraestrutura, voltados para classes multisseriadas, à qualificação da educação básica e oferta de formação de professores, sendo assim a política de Educação do Campo destina-se à ampliação e qualificação do ensinar e aprender. Essa rede de apoio a educação do campo, contribuiu de forma significativa para alinha o direito a educação, que deve ser ofertado de forma igualitária para todos.
ResponderExcluirParabéns a equipe! Conteúdo apresentado de forma brilhante.
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