Nuvem de palavras PEDAGOGÍAS DECOLONIALES: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir

 

A nuvem de palavras que apresentamos acima é fruto do livro PEDAGOGÍAS DECOLONIALES: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir organizado por Catarine Walsh, com o uso do site WordClouds. A ideia aqui é destacar as palavras mais frequentes no texto e, portanto, direcionar o olhar para os focos temáticos mais relevantes reiterados pelos autores e autoras. Nesse contexto, observamos termos como “Educação”, “História”, “Indígenas”, “Pensamento Cultural”, “Povos”, “Vida”, “Escravo”, “Desenvolvimento”, “Pedagogia”, “Colonial”, entre outros que podem nos soltar aos olhos.

Tais expressões indicam as principais reflexões dos autores e autoras no referido livro, especialmente por apontar os caminhos da educação como essa forma de transformação social, epistemológica e ontológica. O convite principal é transformar o pedagógico em decolonial e o decolonial em pedagógico reafirmando o seu sentido político, social, cultural e existencial. Acreditamos nesse caminho possível construído em uma práxis com os povos, intercultural, para o bem-viver. Uma pedagogia que reconheça a história deste território e nos conduza a um caminho decolonial. Um horizonte que não esquece ou apaga a colonização (descolonial), mas aponta para uma luta contínua de re-existências alternativas.

*Esta é uma produção dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na Disciplina: Pensamento Educacional Crítico Latinoamericano sob orientação dos docentes: Dra. Arlete Ramos dos Santos (UESB), Dra. Tatyanne Gomes Marques (UNEB) e Dr. Cláudio Pinto Nunes (UESB).


Comentários

  1. Muito interessante essa forma de abordar o assunto. Parabéns!

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  2. Uma idéia criativa e bem ilustrada, muito bem! Cristiane Magalhães

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  3. Parabéns ao grupo pela organização da atividade com profundas discussões teóricas que nos fazem compreender o Pensamento Educacional crítico Latino Americano.

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  4. Resistir, reviver e saber lidar com o desmonte da educação Latino Americano, é fazer com que o meio educacional possa evoluir, com qualidade e respeito.

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