Programa Formacampo na Bahia: o que era utopia se tornou realidade!
O
Programa de Formação de Educadores e Educadoras do Campo (Formacampo) surgiu em
2021 a partir do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais,
Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC), e [...] “Se originou de
um projeto de pesquisa intitulado ‘As políticas educacionais do PAR em escolas
do campo na Bahia (2015-2018)’[...]” (Cajaiba; Santos; Brito, 2022, p. 02). O
Formacampo tem como principal objetivo: realizar a formação continuada de
educadores e educadoras que atuam nas escolas do campo ou nas escolas da cidade
que recebem estudantes do campo nos municípios que pertencem aos Territórios de
Identidade da Bahia.
O
Programa é coordenado pela Professora Dra. Arlete Ramos dos Santos da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Sua Unidade de Origem é o Departamento de Ciências Humanas, Educação e
Linguagem (DCHEL) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UESB).
Contou inicialmente com a parceria da União dos Dirigentes Municipais de
Educação seccional Bahia (UNDIME/BA) e a Universidade Estadual de Santa Cruz
(UESC). Nos anos seguinte as parcerias foram se ampliando e hoje conta com a ,
Universidade Estadual da Bahia (UNEB Campus XVII), Universidade Federal do
recôncavo da Bahia (UFRB), com a União Nacional dos Conselhos dos Conselhos
Municipais de Educação seccional Bahia (UNCME/BA) e a mais, com o Governo do
Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual da Educação que firmou termo de
concessão de bolsas para as equipes formadoras do Programa, tendo em vista que
até então, o Formacampo não contava com financiamento, sendo suas ações
realizadas de forma voluntária pelo coletivo.
Durante estes 5 anos de existência, o Programa
veio passando por transformações. O que inicialmente (2021) foi pensando para
atender os municípios em torno da UESB, ganhou capilaridade a partir da
Pandemia da Covid-19 emergindo a possibilidade da formação remota e neste
ensejo, o coletivo decidiu então ampliar a formação para 7 Territórios de
Identidade (Médio Sudoeste, Sudoeste Baiano, Velho Chico, Vale do Jiquiriçá,
Sertão Produtivo, Litoral Sul, Médio Rio de Contas), focando na formação para
reelaboração ou elaboração dos Projetos Político Pedagógicos (PPP) das escolas
do campo.
Com
o sucesso da edição e a grande procura dos municípios pela formação, se decidiu
continuar em 2022 e agora ampliar não só os Territórios a serem atendido mais
também, sobre o “produto” a ser objetivo, incluindo agora as orientações para a
Elaboração das Diretrizes Municipais da Educação do Campo (DMEC). Assim,
atendeu-se mais 10 Territórios para adesão e orientações. E todos os 27
Territórios de Identidade com relação ao acompanhamento das lives formativas.
Em 2024, mais uma vez o Programa se ver
desafiado a buscar atender as demandas que vão emergindo, e assim se configura
as orientações para Elaboração da Matriz Curricular Municipal da Educação do
Campo e a Educação Integral em tempo Integral, considerando como umas das novas
políticas governamentais para a educação. Neste sentido, hoje (2025) o
Formacampo está organizado a partir de 3 grupos formadores, intitulados de GT
(Grupo de Trabalho). O GT1 trata das Orientações para a Elaboração das DMECs e
das Matrizes Curriculares Municipais da Educação do Campo. O GT2 que trata das
Orientações para Revisão e/ou Elaboração dos PPP das escolas do campo, e o GT3,
que visa Orientações para avaliação ou elaboração da Política de Educação
Integral em Tempo Integral do município no que se refere a Educação do Campo.
Portanto, o Formacampo vem se consolidando como o maior Programa de formação continuada em Educação do Campo, sendo um coletivo de suma importância para a elaboração e implementação destes marcos normativos que fundamentam a política de Educação do Campo nas redes municipais de Educação.
Referências
CAJAIBA, J. B. M.; SANTOS, A. R.;
BRITO, V. S. L. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação
de Professores do Campo (Formacampo).
Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8075, 2022. Disponível em: https://revistas.
uece.br/index.php/redufor/article/view/8075.
Acesso em: 27 de out. de 2023

Belo trabalho! o texto serve como uma boa introdução ao formacampo e o poema ficou lindo.
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